Acusações não afetam economia brasileira, avalia Mantega

13/06/2005 - 16h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A atual crise política não causou desânimo nem aumentou o risco-país. Foi o que avaliou hoje o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Guido Mantega, no Rio de Janeiro. "Há problemas, há algumas acusações etc., mas os investidores continuam confiando no Brasil. Isso mostra que as nossas instituições estão avançadas, estão sólidas", comentou.

Ele informa que os indicadores econômicos se mantiveram estáveis. "Isso significa que a crise é passageira e não compromete os fundamentos da economia." Segundo Mantega, os investidores observam fundamentos, como a coerência da política econômica do governo, que não se movem em função de fatores políticos.

"Ele (investidor) sabe que as coisas não vão mudar na área econômica por causa de alguma turbulência na área política, e já aprendeu que essas turbulências são passageiras", explicou.

O presidente do BNDES disse que essas crises fazem parte dos processos democráticos e existem em todos os países. "Nós temos que encarar isso como fenômenos normais da democracia."