ONU entrega semana que vem proposta de novo governo da internet

09/06/2005 - 17h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Na próxima semana, na cidade suíça de Genebra, será entregue uma proposta de nova organização da internet. A idéia será apresentada pelo grupo de trabalho das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre "Governança da Internet". A informação foi adiantada pelo secretário-executivo do grupo, Markus Kummer, em sua participação hoje (09) na Conferência Ministerial Regional da América Latina e Caribe, que acontece no Rio de Janeiro.

Após discussão na ONU, a proposta será encaminhadas à segunda fase da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, programada para novembro deste ano, na Tunísia. Kummer defendeu que a governança da Internet deveria ser feita obedecendo aos princípios da democracia, transparência, multilateralismo e o envolvimento completo entre sociedade civil, governo, setor privado e o chamado terceiro setor.

O especialista alemão Wolfgang Kleinwaechter, que participa do Grupo de Trabalho da ONU, defendeu que o desafio não é ter leis mais rígidas para impedir a ocorrência de problemas, entre os quais as redes de pedofilia, mas sim melhorar a efetivação das leis em termos internacionais.

O especialista afirmou que os recursos da Internet não precisam de controle, mas de proteção. Kleinwaechter defendeu ainda que, como a internet passou a ser um bem comum da humanidade, a responsabilidade de proteger esses recursos deve ser conjunta de todos os países.