Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Na cerimônia de lançamento da plataforma P-47 construída pela Petrobras, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a inauguração é um sinal de que o Brasil está se tornando um país mais competitivo e exportador, e deixando de ser apenas importador.
"O Brasil resolveu competir com o mundo não como uma nação inferior, não como uma nação pedinte, como uma nação inferiorizada que só tem o que comprar dos países, teoricamente, com mais conhecimento do que nós", disse.
O presidente destacou que as indústrias naval e ferroviária brasileiras foram desmanteladas "em nome da modernidade". "Houve o tempo de um pensamento único no Brasil em que a gente não podia discordar, porque tudo que era feito já estava escrito. Se tinha dado certo na Inglaterra, porque a ministra Margareth Tatcher (primeira-ministra da Inglaterra de 1979 a 1990) tinha colocado em funcionamento lá, tinha que dar certo no Brasil", afirmou no evento.
Lula segue para cidade de Itaguaí, onde vai visitar a empresa Nuclebrás Equipamentos Pesados- Nuclep, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que conclui a construção da plataforma P- 51, a primeira a ser totalmente construída no país.