Aline Beckenstein
Repórter da Agência Brasil
Rio – O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer, considera que a crise na Bolívia pode afetar o abastecimento de gás natural no país. De acordo com ele, "as informações vindas da Bolívia até o momento foram colocadas de maneira muito grave sobre a questão da não possibilidade de transferência de líquidos", disse. "Isso pode reduzir a produção de gás."
Segundo Victer, a ameaça de desabastecimento de gás por conta Bolívia já é uma crise anunciada. "No ano passado, durante a Feira do Petróleo, quando nós falamos da Bolívia, que tinha de colocar um plano de contingência e fazer os investimentos, fomos taxados de profetas do apocalipse e radicais. Hoje a coisa está acontecendo," comentou.
O secretário também disse que Brasil não deveria ver a crise no país como uma questão meramente diplomática. "A questão não é diplomática, é de infra-estrutura. Não é uma crise no país vizinho, ela está diretamente ligada à nossa infra-estrutura, prejudicando especialmente as indústrias brasileiras."
Wagner Victer esteve presente durante a visita do Presidente Luís Inácio Lula da Silva à Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, região metropolitana do Rio.