Brasil dá primeiro passo para transferir tecnologia de fabricação de anti-retrovirais para Senegal

09/06/2005 - 17h11

Renata Franke
Da Agência Brasil

Brasília – O primeiro passo para a transferência de tecnologia brasileira usada na fabricação de anti-retrovirais para o Senegal foi dado hoje (9), com a assinatura de um protocolo de intenções sobre cooperação na área de saúde entre os dois países. Após um almoço oferecido aos líderes senegaleses pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, embaixador Celso Amorim, encerrou-se a VI Reunião da Comissão Mista Brasil-Senegal.

Na reunião, que começou ontem em Brasília, os chanceleres brasileiro e senegalês assinaram acordos importantes para o desenvolvimento político e econômico dos dois países. Também foram discutidas oportunidades de negócios e investimentos para incrementar as trocas comerciais bilaterais.

Além dos acordos assinados, o encontro contribuiu para aprofundar negociações sobre cooperação na área agrícola, visando o desenvolvimento das pesquisas zootécnica e veterinária e o intercâmbio entre os criadores senegaleses e brasileiros.

No campo cultural, foi discutida a participação do Brasil no III Festival de Artes Negras de Dakar, previsto para ocorrer em 2006, em Dakar. Também foram discutidas as etapas preparatórias da II Conferência Pan-Africana de Intelectuais da África e Diáspora, que o Brasil sediará em 2006, a convite do governo senegalês.