Michèlle Canes
Da Agência Brasil
Brasília - O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Ricardo Izar (PTB-SP), informou hoje que vai pedir ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), uma só investigação para as denúncias do suposto pagamento de mesada a parlamentares do PL e do PP em troca de apoio ao governo, o chamado "mensalão". Segundo ele, a investigação feita pelo conselho e pela Corregedoria da Câmara é a mesma, só se diferenciando nas frentes de trabalho.
Ricardo Izar disse que o deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) será o relator do conselho, cujos membros têm pressa e urgência para fazer o trabalho. De acordo com Izar, o primeiro passo é convocar o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), e todos aqueles que ele citou na entrevista publicada na edição de segunda-feira (6) da Folha de S. Paulo, em que denunciou a existência do suposto esquema de pagamento de mesada a deputados.
Amanhã (9), o Conselho de Ética reúne-se para decidir quem será chamado para depor. Ontem (7), o PL pediu a cassação do mandato de Roberto Jefferson. O conselho tem 90 dias para apurar os fatos apresentados e tomar uma decisão.