BNDES estuda plano para agilizar financiamentos

08/06/2005 - 16h41

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciará nos próximos dias o detalhamento do Programa de Agilização de Crédito para Investimento. O programa institui o chamado "limite de crédito" ou "crédito rápido". O mecanismo permite a concessão imediata de recursos para os clientes tradicionais da instituição, com cinco anos no mínimo de projetos aprovados, para os quais será concedido crédito imediato, no limite máximo de até R$ 900 milhões.

A informação foi dada hoje no Rio de Janeiro pelo diretor da Área de Planejamento do BNDES, Antonio Barros de Castro, que representou o presidente Guido Mantega no seminário "Inovação e Propriedade Intelectual", promovido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A medida visa aproximar o BNDES do "mundo mais complexo das trajetórias estratégicas alternativas", entre as quais se destaca a Inovação, explicou Castro. O programa entrará em ação na questão referente às estratégias no segundo semestre deste ano, informou o diretor à Agência Brasil.

O diretor do BNDES esclareceu que sob o aspecto da agilização, 1/3 da quantia demandada pelos clientes será processada automaticamente, através do preenchimento de uma ficha. Outro aspecto, que ele considera mais relevante diz respeito aos 2/3 restantes que serão obtidos através da abertura do programa de investimentos.