Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, inicia viagem a Espanha e Portugal neste final de semana. Ele chega em Madri, capital da Espanha, neste domingo (dia 5) e na terça-feira, dia 7, segue para Lisboa, em Portugal. Na quarta-feira, retorna ao Brasil.
A viagem de José Dirceu tem como objetivo principal a atração de novos investimentos estrangeiros ao país. Estão previstos encontros com representantes dos governos dos dois países, além de empresários, lideranças sindicais e artistas. No domingo, Dirceu se reúne com presidentes de empresas espanholas dos setores de construção e infra-estrutura.
O ministro também terá encontros com os ministros da Espanha e Portugal, que ocupam cargo equivalente à Casa Civil no Brasil. Na Espanha, se encontrará com Maria Tereza Fernández de la Veja, vice-presidente do Governo e ministra da Presidência. Em Portugal, a reunião será com Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência. Também em Portugal, Dirceu vai se reunir com o presidente Jorge Sampaio.
Na Espanha, o ministro apresentará palestra a empresários sobre o tema "Novas bases para o desenvolvimento sustentável", participará de um almoço com representantes do governo espanhol e de lideranças sindicais e políticas. Também haverá encontro com artistas, intelectuais e estudiosos, promovido por Alfredo Guevara.
Em Portugal, além da agenda política, Dirceu vai se encontrar com empresários e participará de um debate com o tema "O momento atual do Brasil", promovido pelo diretor do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais, Álvaro Vasconcelos.
O ministro cumprirá a agenda nos dois países, acompanhado dos embaixadores do Brasil na Espanha, José Viegas Filho, e em Portugal, Paes de Andrade. Ele viajará acompanhado do assessor especial para Assuntos Internacionais da Casa Civil, embaixador Américo Fontenelle, do assessor especial da Casa Civil responsável pela Sala de Investimentos, Walter Cover.