Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife – O combate a uma doença simples, mas que coloca em risco a vida de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, pode estar próximo de um passo importante. Cientistas brasileiros, chineses e norte-americanos trabalham conjuntamente na elaboração de uma vacina contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Mesmo de fácil tratamento a dengue ainda mata cerca de 20 mil pessoas por ano, nas regiões mais pobres do Brasil e restante da América Latina, além de África e Sudeste Asiático, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os avanços da pesquisa foram detalhados esta semana, na capital pernambucana, por um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto é implementado, há dois anos, em parceria com a Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, e do Instituto de Pesquisas Infocomm, de Cingapura. As pesquisas recebem financiamento do Ministério da Saúde e de outras instituições como o Instituto Nacional de Saúde (NIH) nos Estados Unidos.
Os resultados obtidos até o momento em um projeto científico internacional para a elaboração de uma vacina contra o vírus da dengue são animadores, de acordo com pesquisadores envolvidos.
O pesquisador e coordenador da pesquisa, Ernesto Marques Júnior, afirma que a eficácia da vacina, elaborada a partir de técnicas de manipulação de material genético, já foi comprovada em testes com camundongos e macacos. Na opinião de Marques, a descoberta da vacina interessa a diversos países além do Brasil.
"Os benefícios para a população são incalculáveis, já que a dengue é uma das causas freqüentes de afastamento do trabalho por uma semana". A vacina deve estiver disponível em um prazo de cinco a dez anos.
O pesquisador ressalta, no entanto, que as autoridades sanitárias deverão manter o controle sobre o mosquito transmissor do vírus. A dengue provoca entre outros sintomas, febre, náuseas, dor muscular e falta de apetite, além de sangramentos no nariz e nas gengivas se for do tipo hemorrágica.