Congresso Ibero-Americano vai discutir no Rio desenvolvimento sustentável

29/05/2005 - 10h49

Rio, 29/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - Começa terça-feira (31), no Rio, o 1º Congresso
Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (Sustentável 2005), com a participação dos ministros Marina Silva, do Meio Ambiente, e Gilberto Gil, da Cultura.

Durante o evento, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) vão anunciar que os próximos 10 anos serão a Década ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina". A informação é do presidente Executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Fernando Almeida. O encontro é uma promoção do conselho.

Degradação do meio ambiente, sustentabilidade nas empresas e na sociedade e acordos multilaterais para o desenvolvimento sustentável fazem parte da agenda de temas que serão debatidos pelos participantes até 2 de junho, na Marina da Glória.

Fernando Almeida disse que, no caso brasileiro, o grande "desafio é uma maior aproximação entre os setores de governo e privado, com resultados". Ele defende o entendimento entre os setores público e privado para que os investimentos na área social tenham resultados efetivos. No lado ambiental, disse que a população precisa se conscientizar da necessidade de preservação da natureza, aliada à prática de gestão que torne os recursos naturais perenes no país.

O 1º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável é realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.