Alunos da rede pública receberão orientações para vida saudável

29/05/2005 - 13h14

Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil

Os 48 milhões de alunos das escolas públicas da educação infantil ao ensino médio de todo o país vão receber informações sobre como cuidar da saúde. Os ministérios da Educação e da Saúde criaram câmara intersetorial para elaborar diretrizes de uma política nacional de educação em saúde. O trabalho terá início com levantamentos dos projetos programas e ações de promoção da saúde já existentes nas escolas.

A idéia é aumentar o conhecimento dos alunos para estimular atitudes para uma vida mais saudável. Os professores vão repassar informações sobre bons hábitos de higiene, como aumentar o consumo de alimentos saudáveis, e estimular a prática de atividade física, além de dar noções de como evitar doenças como dengue, leptospirose e outros problemas.

O coordenador geral de Ações Populares de Educação na Saúde do Ministério da Saúde, José Ivo Pedrosa, informa que foi criado o manual "A Escola que Produz Saúde" para orientar os professores sobre como adotar ações para promover a educação em saúde. "Esse manual traz exemplos de como os professores e alunos podem identificar os problemas mais comuns", explica o coordenador. "A própria escola deve elaborar o seu projeto político-pedagógico com temas de saúde. Essas discussões não devem ficar apenas em como prevenir a Aids ou como evitar a gravidez na adolescência, mas também devem tratar de outros problemas que afetam essa população como a dengue, por exemplo. Trata-se de um manual de planejamento de como isso será feito."

Pedrosa lembra ainda que a participação da sociedade é fundamental: "Não existe educação em saúde sem o envolvimento de toda a população. É preciso divulgar as informações para toda a comunidade sobre as principais doenças de cada região, além de hábitos saudáveis que vão desde a escolha dos alimentos e a higiene até a prática de atividades físicas."

As escolas interessadas em obter o manual podem telefonar para (61) 315-3470 ou escrever para a Coordenadoria Geral de Ações Populares de Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Brasília - Distrito Federal.