Pernambuco promove conferência sobre promoção da igualdade racial

27/05/2005 - 9h15

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Representantes de comunidades quilombolas, indígenas, judeus, árabes e mulçumanos participam, de hoje até domingo (29), da I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Convenções em Olinda. A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, será uma das conferencistas.

De acordo com o secretário estadual de Justiça, Elias Gomes, é inadiável resolver a questão da desigualdade racial, que começou durante o processo de colonização do país pelos europeus e permaneceu ao longo dos séculos. "Não podemos pensar em um país de igualdade sem imaginar a ascensão social dos povos excluídos", destacou.

O secretário disse ainda que a idéia da conferência é discutir um conjunto de políticas públicas que passem pela valorização da cultura dos que sofrem discriminação e promovam o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho. Elias Gomes lembrou que algumas medidas já vêm sendo tomadas pelos governos federal, estaduais e municipais, no sentido de reduzir a discriminação racial, a exemplo da universalização do ensino, com a oferta de cotas para alunos negros nas universidades púbicas. Durante o encontro, serão escolhidos os delegados que vão participar da Conferência Nacional sobre o tema, programada para o período de 30 de junho a 2 de julho em Brasília.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Pernambuco tem a segunda maior população de negros do país, perdendo apenas para a Bahia.