Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais profissionalismo dos dirigentes do futebol brasileiro ao assinar medida provisória que cria a Timemania, loteria que irá ajudar os clubes quitar dívidas com o governo federal, que chegam a R$ 900 milhões. "Os dirigentes sabem que serão responsabilizados, pelos seus clubes e pelos seus associados, se as coisas não andarem como precisam andar", afirmou.
Lula lembrou a presidentes de clubes como Flamengo, Coritiba, Botafogo, Juventude, Palmeiras, Brasiliense e Internacional, que disputam a série A do Campeonato Brasileiro, e a 30 representantes de clubes da série B, presentes à cerimônia, que os problemas do futebol brasileiro não serão resolvidos com leis.
Segundo Lula, é preciso uma mudança cultural e de procedimento, com relação ao que o futebol significa para o Brasil. "Se nós soubermos trabalhar a imagem do nosso futebol, dos nossos atletas no mercado multimilionário, do qual ainda não aprendemos a participar, com a grandeza com que nós merecemos participar dele", disse.
O Barcelona, da Espanha, foi citado como exemplo de clube em que o futebol funciona com profissionalismo: "Lá a gente percebe que existe uma cumplicidade boa e saudável, entre governo, clubes, torcida e empresários", acrescentou o presidente.
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula assinou projeto de lei com uma série de ações que visam proteger o clube formador e o atleta. Entre as novas regras previstas no projeto está a que garante os meios necessários à participação do atleta em programas de treinamento nas categorias de base, oferecendo complementação educacional e iniciação profissional (como aprendiz e estagiário). De acordo com a nova legislação enviada ao Congresso, será definido como atleta em formação aquele que tiver idade entre 12 e 21 anos.
O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, entregou a Lula um troféu, camisas dos clubes que disputam a série B do Campeonato Brasileiro e uma faixa de campeão do Rio de Janeiro, do Fluminense. "Uma vez Fluminense, sempre Fluminense", brincou o presidente Lula, antes de deixar o salão no Planalto onde a solenidade foi realizada.
Os ministros Aldo Rebelo (Coordenação Política), Agnelo Queiroz (Esporte) e Romero Jucá (Previdência) participaram da cerimônia de lançamento da Timemania.