Lula afirma que Severino Cavalcanti é aliado do governo

29/04/2005 - 11h51

Irene Lobo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), é um aliado e que seu partido faz parte da base que apóia o governo federal. O presidente participa da primeira entrevista coletiva concedida desde que assumiu a presidência.

"Ele foi eleito cumprindo as regras na Câmara. Sorte dele que ganhou e azar de quem perdeu. O presidente da República não escolhe o presidente da Câmara, estabelece uma política de convivencia democrática com qualquer que seja o partido", respondeu Lula ao ser questionado sobre sua relação com Severino e as recentes dificuldades encontradas para aprovar projetos no Congresso Nacional.

O presidente afirmou que agradece ao Congresso Nacional por ter aprovado importantes projetos durante os dois primeiros anos de governo, como a Reforma da Previdência e a Reforma do Judiciário.

Sobre as dificuldades que o governo enfrentou para aprovar alguns ítens da Medida Provisória 232, Lula reconheceu que houve polêmica mas disse que, no "frigir dos ovos", o essencial foi aprovado. "O importante é que os brasileiros foram contemplados". A MP 232 elevava a carga tributária para prestadores de serviço e, ao mesmo tempo, corrigia em 10% a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física. Antes de a MP ser aprovada, o governo editou a Medida Provisória 243 que revogou a cobrança de impostos sobre empresas prestadoras de serviços.

Lula disse ainda que é necessário garantir recursos para fazer os investimentos e que, nesse sentido, o Congresso colabora com o governo. "O governo vai continuar fazendo o que precisa ser feito para a boa governança do Brasil e o Congresso Nacional já é e poderá continuar sendo um grande parceiro".