Prrefeitura do Rio anuncia fechamento definitivo da maternidade Leila Diniz

28/04/2005 - 11h02

Jorge Eduardo Machado
Repórter da Agência Brasil

Rio - A secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na manhã de hoje (28) o fechamento definitivo da Maternidade Leila Diniz, em Curicica, Jacarepaguá, devido aos freqüentes alagamentos nas instalações da unidade. Em nota, a prefeitura diz que a unidade interrompeu os atendimentos há uma semana por causa de uma inundação provocada pelo temporal que atingiu a cidade.

Nesta manhã, no entanto, funcionários da maternidade informaram que ainda havia pacientes sendo atendidos, embora o movimento tivesse caído depois do anúncio do fechamento da unidade. Uma ambulância está preparada para transferir pacientes da unidade Leila Diniz para outras maternidades da prefeitura. Os funcionários que trabalham na unidade também reforçarão o atendimento nas maternidades municipais próximas.

Ainda segundo a secretaria, a decisão do fechamento deve-se ao fato de a maternidade funcionar em um terreno mais baixo do que o nível da rua, aumentando os riscos de inundação. Esses problemas agravaram-se após o surgimento de uma comunidade nos fundos do prédio da unidade, o que comprometeu o sistema de drenagem.

A secretaria também explicou que as obras para a construção da nova Maternidade Leila Diniz e da Maternidade Mariana Crioula, na Barra da Tijuca, foram interrompidas devido à falta de recursos, provocada pelo excesso de despesas das unidades federais municipalizadas. A secretaria garantiu que a construção da Maternidade Mariana Crioula será concluída no máximo em nove meses.