Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio - As vendas do comércio varejista do país cresceram 1,32% em fevereiro na comparação com fevereiro do ano passado, acumulando nos dois primeiros meses deste ano alta de 3,84%. Os resultados, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14), foram influenciados pelo chamado efeito calendário, com um dia e um final de semana a mais, já que 2004 foi ano bissexto.
O setor de móveis e eletrodomésticos foi o único a apresentar resultado positivo na comparação entre fevereiro de 2005 e fevereiro de 2004. A taxa significativa de 16,10% foi, segundo o IBGE, "influenciada pelas facilidades encontradas no mercado para crédito ao consumidor (como desconto em folha, aumento do prazo de pagamento) e aumento da massa salarial". Ainda de acordo com o comunicado do instituto, "o desempenho da economia em 2004, caracterizado por certa estabilidade, favoreceu um maior planejamento por parte dos consumidores". O setor de móveis e eletrodomésticos apresentou a maior taxa de variação acumulada em 12 meses (26,24%) e no primeiro bimestre (17,93%) entre todas as atividades pesquisadas.
Outro setor cujas vendas se destacaram em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi o de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 33,78%. O pior desempenho ficou com o setor de combustíveis e lubrificantes (-8,65%). Nos dois primeiros meses do ano, o setor acumula queda de 4,73%. O grupo hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 0,22% na mesma base de comparação por conta do efeito calendário. Assim mesmo, no primeiro bimestre de 2005 o acumulado ficou positivo em 3,09%.
Entre os estados, os melhores resultados no volume de vendas do comércio varejista em relação a fevereiro de 2004 foram de Rondônia (32,99%), Acre (25,11%), Sergipe (23,18%), Amazonas (21,98%), Paraíba (20,78%) e Maranhão (20,42%).