CPMI da Terra recolhe informações sobre conflitos agrários em Rondônia

14/04/2005 - 17h05

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Reforma Agrária e Urbana, CPMI da Terra, está em Porto Velho recolhendo informações sobre os conflitos agrários na região. Pela tarde, os parlamentares ouviram depoimentos do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Olavo Nienow, do coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Claudinei Soares dos Santos, e do coordenador do presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APPRO), Sebastião Conti.

O coordenador estadual do MST diz que a comissão apura em Rondônia denúncias de grilagem de terras da União. Durante o seu depoimento, Claudinei denunciou a existência de trabalho escravo nas fazendas e apresentou processos apurados sobre o assunto.

Segundo a assessoria do presidente da CPMI, senador Álvaro Dias (PSDB-SP), a visita da comissão pretende contribuir para o fim dos conflitos agrários na região. Depois de ouvir os depoimentos, os integrantes da comissão visitaram o acampamento de agricultores sem-terra Flor do Amazonas.