Encontro debaterá educação profissional no Mercosul

10/04/2005 - 8h35

Brasília - A definição de indicadores estatísticos e de qualidade para a educação profissional nos países do Mercosul é uma das prioridades da Comissão Regional Coordenadora de Educação Tecnológica do Mercosul, que se reúne entre os dias 25 e 27 de abril em Assunção, no Paraguai.

A proposta foi apresentada pelo Brasil, com o propósito de traçar um perfil do ensino tecnológico nos países membros do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. "Com a definição desses indicadores, é possível construir políticas comuns voltadas para a realidade desse nível de ensino", explicou o coordenador de Políticas de Educação Profissional do MEC, Francisco Danna. Atualmente, segundo ele, Argentina, Brasil e Chile são os países mais avançados nessa área.

De acordo com o último censo da educação, existem no Brasil 680 mil matrículas no ensino técnico de nível médio. "Acreditamos que em outros países não existe nenhum levantamento sobre o ensino tecnológico", afirmou Márcia Moreschi, técnica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que vai participar da reunião no Paraguai.

Durante o encontro, serão apresentados os avanços obtidos até hoje no campo da educação profissional e tecnológica no Mercosul. A primeira ação concluída foi a harmonização do perfil dos técnicos profissionais de seis áreas: construção civil, agropecuária, mecânica automotiva, mecânica industrial, eletrônica e administração. "Esse trabalho vai permitir que o trabalhador tenha maior mobilidade para aperfeiçoamento profissional entre os países do bloco", disse Márcia Moreschi. As próximas áreas que serão harmonizadas são turismo e química.

O projeto gestão e certificação escolar para a formação e credenciamento em nível médio, da Organização dos Estados Americanos (OEA), também será apresentado durante a reunião. Implantado em agosto de 2004 em 32 países do continente, o projeto tem como objetivo melhorar a integração do egresso do ensino técnico junto ao setor produtivo. A idéia é estimular e criar condições para a qualificação do trabalhador que tem conhecimento prático mas não tem formação profissional.

De acordo com Francisco Danna, esse é um dos maiores desafios do Ministério da Educação. "No Brasil, existem 70 milhões de trabalhadores sem escolaridade adequada e com profissionalização parcial".

As decisões da Comissão de Educação Tecnológica do Mercosul serão levadas à reunião com todos os ministros da Educação do bloco, em junho, no Paraguai.

Com informações do Ministério da Educação.