Servidores da Receita voltam ao trabalho nesta sexta-feira

08/04/2005 - 9h05

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os servidores da Receita Federal decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira. A decisão foi tomada, segundo o sindicato, depois que o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, assegurou que não haveria nenhuma mudança súbita na estrutura da Receita Federal.

Mais de 90% dos 6,5 mil técnicos da Receita Federal paralisaram suas atividades. De acordo com o Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), a mobilização teve adesão de funcionários de todas as unidades do órgão.

Segundo o Sindireceita, apenas os servidores que atuam em áreas estratégicas, como portos e aeroportos, e na fiscalização de fronteiras, especialmente em Foz do Iguaçu (PR), mantiveram as atividades normais. No entanto, nas centrais de atendimento ao contribuinte, o trabalho ficou prejudicado. Foram atendidos apenas gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais e os casos de emergência. Em Brasília, nenhum representante da Receita falou sobre a paralisação.

A mobilização dos trabalhadores foi motivada pela suposta falta de informações sobre o processo de criação da Super-Receita, uma secretaria que deve integrar as secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária.

Os técnicos - responsáveis pelo atendimento ao contribuinte, fiscalização nas fronteiras e pelo combate à pirataria, contrabando e sonegação fiscal - reivindicam, entre outras coisas, participação nas discussões e a garantia dos empregos.