Presidente do Inep diz que pesquisa vai colaborar para políticas de educação em assentamentos

08/04/2005 - 12h44

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eliezer Pacheco, afirmou que o mérito da Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pnera) é dar ao poder público, nas três esferas, elementos para elaborar ou redirecionar políticas públicas para a educação nos assentamentos da reforma agrária.

Para ele, os dados acompanham a realidade que o ministério já conhecia das escolas rurais como um todo, com pequenas diferenças. "A pesquisa é importante porque nos permite identificar os problemas existentes na educação da reforma agrária, que não são muito diferentes dos problemas da educação brasileira, especialmente no meio rural", disse.

De acordo com Pacheco, os dados estão sendo trabalhados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Agrário para que se enfrente os problemas encontrados. O presidente do Inep acredita que uma das prioridades do governo na área de educação dos assentamentos será a mesma que o ministério da Educação já definiu para o Brasil como um todo, concentrar esforços para aumentar a qualificação do ensino no ensino fundamental. Além disso, ele avalia que, no caso dos assentamentos, será preciso rever a oferta de vagas para as turmas finais do ensino fundamental, ou seja, de 5ª a 8 séries.

Isso porque, embora o atendimento de alunos de 7 a 10 anos atinja a 95,7% das crianças, sendo a grande maioria na série adequada (92% desse total), a mesma adequação não se verifica na faixa etária de 11 a 14 anos. São 94% das crianças de 11 a 14 anos na escola, mas só 45% cursam de 5ª a 8ª séries, o que seria o ideal para a faixa.

Na faixa etária de 15 a 17 anos, a situação é mais preocupante. Dos jovens dessa faixa, 76% estudam e, desses, só 17% cursam o ensino médio. Para Lina Goulart, essa situação pode ter forte relação com a oferta do ensino nas escolas dos assentamentos. Enquanto 84,1% das escolas oferecem o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, 26,9% delas ofertam de 5ª a 8ª séries. De um total de 8,679 escolas, só 4,3% têm ensino médio.

A pesquisa coletou informações diretamente em cada domicílio sorteado. Foram entrevistadas 10,2 mil famílias. Por amostragem, verificou-se que há 524.868 famílias assentadas, o que perfaz uma população de 2,549 milhões de pessoas. São 987.890 estudantes assentados que, em sua maioria, têm aulas no próprio assentamento.