Inep constata que realidade do ensino em assentamentos é semelhante à da área rural

08/04/2005 - 7h18

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pesquisa inédita do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que a realidade do ensino nos assentamentos da reforma agrária é bem parecida com a do meio rural como um todo. Concluída neste mês, a Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária (Pnera) revelou que o principal problema das 8.679 escolas existentes nos assentamentos é a precariedade das instalações físicas.

Cerca de 48% têm apenas uma sala de aula e 22,8% têm duas salas destinadas ao ensino. Somando-se as duas situações, o índice de escolas com até duas salas de aula passa dos 70%. A falta de estrutura é um dos motivos para a existência de turmas multisseriadas (em 70,5% das escolas), onde alunos de séries variadas assistem à aula no mesmo espaço físico, com a mesma professora.

De acordo com o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, o alto índice não deve afetar a qualidade do ensino, porque há metodologias para que cada aluno receba o conhecimento adequado à sua série sem prejuízo do currículo escolar. "As turmas, em geral, são pequenas e é como a aula particular de antigamente em que uma professora atendia vários alunos, com demandas distintas", disse.

A pesquisa coletou informações diretamente em cada domicílio sorteado. Foram entrevistadas 10,2 mil famílias. Por amostragem, verificou-se que há 524.868 famílias assentadas, o que perfaz uma população de 2,549 milhões de pessoas. São 987.890 estudantes assentados que, em sua maioria, têm aulas no próprio assentamento.