Entidades de combate ao câncer pedem que senadores aprovem convenção contra o fumo

08/04/2005 - 6h25

André Deak
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Hoje (8), Dia Mundial de Luta contra o Câncer, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), juntamente com a SBOC Regional de São Paulo, a União e Apoio ao Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM) e o Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer (Napacam), divulgou uma "Carta Aberta aos Senadores Brasileiros", informando que se sente preocupada com a demora do Senado para votar a participação do Brasil na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, tratado internacional de combate e redução do tabagismo, que entrou em vigor oficialmente em 27 de fevereiro de 2005.

"Enquanto cerca de 200.000 brasileiros morrem todos os anos em virtude de doenças relacionadas ao fumo, a Convenção-Quadro segue engavetada", diz o texto. "Até o momento, 51 países já ratificaram o acordo, que necessitava de apenas 40 para entrar em vigor. Entre eles, alguns dos maiores produtores mundiais de fumo, como a Índia e a Turquia. Ao não ratificar a Convenção-Quadro, o Brasil vira as costas para a saúde dos cidadãos, permitindo que o tabaco continue a prejudicar e a matar milhares, milhões de pessoas nos próximos anos".

O tratado está ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS) que visa à elaboração e aplicação de medidas para reduzir a produção e consumo de tabaco no mundo. O Brasil participou da elaboração do projeto da Convenção-Quadro, mas ainda não ratificou o acordo porque o projeto ainda não foi discutido e aprovado pelo Senado.

A SBOC pede, no texto, que os senadores tenham urgência em aprovar a Convenção-Quadro, "pois representa uma oportunidade ímpar para que possamos iniciar um grande processo com vistas a reverter mortes desnecessárias, resultantes de uma espécie de guerra lenta e sutil, onde milhões de pessoas são induzidas, ainda crianças, a consumir um produto, que em troca de um breve prazer, traz um longo processo de dependência, deixando apenas dor e sofrimento para toda a humanidade".

AD