CNI eleva previsão de crescimento da economia para 4%

08/04/2005 - 17h18

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aumentou de 3,7% para 4% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2005. No entanto, a entidade rebaixou a projeção de expansão do setor industrial de 5,5% para 4,8%. As informações são do Informe Conjuntural CNI, divulgado hoje (8).

Segundo a entidade, a reavaliação do crescimento do PIB foi provocada principalmente pela alteração, para cima, dos indicadores de consumo das famílias. Em nota à imprensa, o coordenador da Unidade de Política Econômica da entidade, Flávio Castelo Branco, explica que o crescimento do consumo das famílias foi alavancado pela expansão do crédito consignado (como o crédito com desconto na folha de pagamento, por exemplo), o que teria sustentado uma taxa intensa de crescimento do PIB, principalmente no início deste ano.

Já o rebaixamento da expectativa do desempenho industrial deveu-se, de acordo com a CNI, aos sucessivos aumentos dos juros básicos da economia. Segundo o boletim, a política de juros não ocasionou danos maiores ao processo de crescimento da economia porque o país contou com fatores como a melhoria do crédito, o aumento dos salários e o crescimento das exportações, o que propiciou um cenário de expansão econômica.

A CNI também elevou de US$ 28,5 bilhões para US$ 32 bilhões a expectativa do superávit da balança comercial.