Assentamento de agricultores do Amapá recebe laboratório de informática

08/04/2005 - 15h01

Macapá, 8/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - A comunidade do assentamento Nova Colina, localizado no município de Porto Grande (AP) recebeu do governo do estado um laboratório de informática com oito computadores. O laboratório faz parte da nova escola construída no assentamento, que fica a cerca de 100 quilômetros de Macapá, e vai atender atender 56 alunos da educação infantil e ensino fundamental, além de jovens e adultos.

Construída em parceria pelos governos federal, estadual e municipal, a escola foi inaugurada no início do mês, mas os computadores se transformaram na grande atração para os alunos.

Os agricultores, jovens e adultos, que nunca deixaram o campo e nem sabiam o que era um computador, agora vão fazer curso de informática. Segundo um dos líderes do assentamento, Silas Carvalho, a escola é a grande riqueza da comunidade. "Ter uma escola no assentamento é um sonho realizado. Poder conhecer, tocar num computador, fazer ele funcionar e conhecer o mundo através dele é uma emoção maior ainda, nem parece realidade", disse Silas.

A própria comunidade garantiu ao secretário estadual de Educação, Adauto Bittencourt, que vai cuidar do patrimônio, conservando o colégio e os computadores como uma herança para os filhos dos alunos que hoje estudam nela. De acordo com o secretário, com o laboratório de informática, será possível, no meio da floresta, manter contato com o mundo. "A escola do assentamento Nova Colina é moderna, mas tem uma estrutura rústica, respeitando a cultura da comunidade. Essa estrutura é uma das melhores do Estado", afirmou Adauto.