Programa de Transparência do Ministério da Justiça chega à Internet

03/04/2005 - 12h27

Brasília - O portal do Programa de Transparência do Ministério da Justiça será lançado nesta segunda-feira (4). Segundo a assessoria de Imprensa do ministério, pela primeira vez um endereço do Executivo brasileiro na Internet conterá informações como contratos firmados, empresas penalizadas, decisões dos conselhos, consultas públicas e todos os tipos de despesas físicas e de serviços.

Ainda de acordo com a assessoria, a coordenadora do Programa de Transparência, Gláucia Elaine de Paula, lembrou que o programa começou em dezembro e que as informações no portal não serão limitadas às questões orçamentárias: "Incluímos os atos, o que se compra, todos os contratos, material permanente e de consumo, como um simples lápis". E citou também, como exemplo do que estará exposto na página eletrônica, os serviços de manutenção e gastos com energia elétrica.

A execução do orçamento dos anos 2003 e 2004 está consolidada no site. A de 2005 será atualizada mensalmente. Ainda não estão incluídos os orçamentos do Departamento de Polícia Federal, do Departamento de Policia Rodoviária Federal e dos órgãos vinculados – Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).