Matilde Ribeiro participará de sessão do Alto Comissariado da ONU na Suíça

03/04/2005 - 11h56

Brasília - A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, participará nesta segunda-feira (4) da abertura da 61ª Sessão da Comissão de Direitos Humanos do Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas), na sede da entidade em Genebra (Suíça).

Durante a sessão será apresentada resolução proposta pelo governo brasileiro tratando da "Incompatibilidade entre a Democracia e o Racismo". A ministra terá ainda reunião com Louise Arbour, alta comissária de Direitos Humanos para tratar dos encaminhamentos para a realização, no Brasil, da Conferência Santiago+5.

De acordo com informação da assessoria de Imprensa da Secretaria, para Matilde Ribeiro "é importante que a ONU participe de todo o processo de organização da Conferência, pois ela avaliará e aperfeiçoará as resoluções de Durban, fundamentais para a democracia".

A Conferência Santiago+5, prevista para dezembro, avaliará os avanços ocorridos nos países do Continente Americano após da Declaração e Plano de Ação da Conferência Regional das Américas, realizada na cidade de Santiago do Chile, em 2000. Esse evento foi preparatório para a Conferência Mundial Contra a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada na cidade de Durban, África do Sul, em 2001.

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos é responsável pelo aconselhamento do secretário-geral da Organização das Nações Unidas sobre as políticas de direitos humanos.