Diretor do BC diz que riscos internos de inflação diminuíram, mas cenário mundial é negativo

29/03/2005 - 14h05

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua, disse nesta terça-feira que, embora os riscos internos tenham se reduzido, houve uma deterioração do quadro externo, com a expectativa de elevação da inflação norte-americana, do preço dos produtos básicos como grãos e do preço do barril do petróleo.

A afirmação foi feita por Bevilaqua ao comentar o relatório de inflação do primeiro trimestre de 2005, divulgado hoje pelo Banco Central. "Houve um aumento nas incertezas do último relatório para este nos mercados financeiros internacionais motivado por expectativas de que a inflação dos Estados Unidos seja maior do que foi anteriormente antecipado, com alguns efeitos para a economia de países emergentes como o Brasil", disse.

No cenário interno, segundo ele, os principais riscos para a inflação são a incerteza sobre a capacidade produtiva da economia para atender o aumento da procura por produtos, a expectativa de inflação dos analistas do mercado financeiro e nos efeitos dos índices por períodos mais longos.