Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir de junho, o Brasil vai vender na França produtos típicos, como café e sandálias havaianas. Ao todo, serão cerca de 230 produtos expostos em 4.900 pontos de venda, entre supermercados e lojas de conveniência espalhados por todo o país. A maior exposição de produtos brasileiros em território francês, intitulada "Viva Brasil", foi apresentada hoje, no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mostra faz parte das atividades do Ano do Brasil na França, aberto ao público neste mês, em Paris.
Ao falar da importância deste evento para o Brasil, Lula cobrou de toda a sociedade mais otimismo e confiança para que o país conquiste novos mercados no exterior e enfatizou o "bom momento" que o país vive. "Do ponto de vista da nossa relação comercial, não foi pouco o que aconteceu no Brasil nos últimos tempos. Em 1995, o Brasil chegou a ter apenas 0,92% de participação no comércio exterior e, em 2002, de 0,96%. Hoje, a participação no comércio internacional é de 1,1%", informou Lula.
O presidente garantiu que em seu governo não faltará oportunidade para que os pequenos empresários exportem seus produtos. "Nós temos nesse encontro na França outra grande oportunidade para mostrar que poderemos ocupar um espaço ainda muito maior do que já ocupamos", enfatizou.
Em junho, o Brasil apresentará também à França produtos como roupas, bebidas, cosméticos feitos com frutas típicas e itens de decoração. A previsão é de que esta temporada gere nova oportunidades entre os dois países.
Em 2004, o Brasil vendeu US$ 2,18 bilhões para aquele país. Entre os principais produtos estão lâminas de ferro ou aço, camisetas, frutas, blocos de cilindro para motores e madeira.
Durante o Ano do Brasil na França, cuja programação vai até dezembro, o Brasil vai mostrar sua diversidade e riqueza cultural. A cultura brasileira será divulgada em cerca de 300 eventos naquele país por meio de teatro, cinema, dança, grupos folclóricos, fotografia, gastronomia, esporte, música e artes plásticas.
A cada ano, como forma de homenagem, a França convida um país diferente para apresentar sua cultura aos franceses.