Marília Santos
Da Agência Brasil
Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está reestruturando o sistema de avaliação dos conhecimentos dos alunos de 4ª a 8ª série do ensino fundamental. Em novembro, segundo o professor e diretor de Avaliação Básica do Instituto, Carlos Henrique, a competência de leitura e o rendimento escolar de mais de cinco milhões de alunos serão avaliados.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o professor explicou que desde 1995 o Brasil usa o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um sistema de avaliação em que são aplicados testes de Matemática e Português. "O Enade mostrou que os estudantes têm dificuldade de leitura, o que demonstra uma baixa competência dos sistemas educacionais", disse.
A falta de preparo de boa parte dos professores, segundo Carlos Henrique, pode explicar o desinteresse dos alunos, mas a esse fator somam-se outros, como desigualdade social e baixo grau de escolaridade dos pais.
O professor acrescentou que o Enade será mantido na ampliação do sistema básico de avaliação que o Inep vem promovendo.