André Deak
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Amazônia venezuelana no próximo dia 29, para encontro com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Colômbia, Alvaro Uribe, e da Espanha, José Luís Zapatero. Em Ciudad Guayana, eles discutirão formas de fortalecer os vínculos entre os países e alternativas de cooperação com a Colômbia, no combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas e ao crime organizado transnacional.
A integração econômica e comercial da América do Sul, além da criação de infra-estrutura física de transportes, energia e comunicações para a região também são temas da pauta de discussões. Fora do âmbito regional, a reunião tratará da reforma das Nações Unidas, do combate à fome e à pobreza, do diálogo de civilizações, da Comunidade Sul-americana de Nações e das Conferências Ibero-americanas.
De acordo com nota do Ministério de Relações Exteriores, será uma "oportunidade para que os presidentes Lula e Chávez passem em revista o estágio de implementação das iniciativas acordadas no âmbito da aliança estratégica lançada durante a visita presidencial a Caracas no dia 14 de fevereiro último".
Com informações do Ministério de Relações Exteriores