Fazenda estuda ampliar cobertura do seguro obrigatório

25/03/2005 - 10h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda, estuda a ampliação da cobertura do atual seguro obrigatório de automóveis para danos materiais e a terceiros. Esta seria uma alternativa à criação de um seguro popular para automóveis com mais de cinco anos - proposta também analisada pelo órgão. A sugestão é defendida por empresas do mercado de seguros do país.

"É uma idéia a ser debatida. Isso existe em vários países, como Portugal, onde o seguro obrigatório é 'compreensivo', isto é, alcança até a responsabilidade perante terceiros", explica o diretor da Susep, João Marcelo Máximo dos Santos.

O diretor da Susep diz que a ampliação da cobertura do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que é pago no licenciamento do veículo, pode ser mais abrangente.

Ele ressalta, porém, que a opção ainda está sendo avaliada. "Não se sabe até agora se esse seria o melhor caminho para suprir a deficiência de contratação de seguro para proteção patrimonial do próprio dono em relação a automóveis antigos. Isso é uma coisa para se pensar melhor. Mas ampliar a cobertura do DPVAT para danos pessoais e tentar ampliar também para danos materiais já vem sendo discutida na Susep".