Caixa firma convênio com banco português nos Estados Unidos

22/03/2005 - 16h31

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Caixa Econômica Federal conta agora com um novo parceiro nos Estados Unidos para facilitar a remessa de dinheiro dos brasileiros lá residentes para contas no Brasil. Com esse objetivo, a Caixa firmou hoje convênio com o Banco Comercial Português (BCP), que vai cobrar taxa de 2,52% sobre o valor da remessa.

O BCP dispõe de 20 agências em diferentes cidades americanas; coincidentemente, nas regiões com maior concentração de brasileiros, de acordo com o consultor da Área Internacional da Caixa, Mário Ricardo Maia. Segundo Maia, todas as agências poderão operar o serviço já a partir de amanhã.

Trata-se, na verdade, de um serviço complementar, uma vez que os brasileiros que dispõem de cartão de crédito internacional de bandeira Visa já podem fazer transferências semelhantes desde o ano passado, mediante igual taxa bancária. Mas, como nem todos têm cartão de crédito, o convênio com o BCP vem suprir essa lacuna, explicou o consultor da Caixa.

Maia informou que relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ser divulgado nos próximos dias, revela que os brasileiros no exterior transferem o equivalente a R$ 5,7 bilhões por ano para o Brasil. "Mais ou menos metade disso sai dos Estados Unidos, e queremos atingir pelo menos 10% disso num primeiro momento", acrescentou.

Por isso, o primeiro passo neste sentido foi dado nos Estados Unidos, disse Maia, adiantando que há entendimentos com o BCP para convênios similares que funcionariam nas sete agências do banco no Canadá, além de Portugal, mais adiante. Tal experiência "certamente será levada também ao Japão e Europa", informou. Afinal, trata-se de uma ação de governo, e "a idéia é fazer com que o brasileiro seja atendido com respeito onde quer que esteja", enfatizou o consultor da Caixa.