Nota da Ciesp destaca que Brasil é campeão mundial em juros

16/03/2005 - 21h09

São Paulo, 16/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) divulgou nota à imprensa destacando que o aumento de meio ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), definido hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom), coloca a taxa real de juros brasileira próxima ao patamar de 13% ao ano, o que torna o país campeão em juros, "longe do segundo colocado".

Segundo o diretor adjunto do Departamento de Economia do Ciesp, Antonio Corrêa de Lacerda, "a questão da taxa de juros no Brasil tornou-se uma profecia auto-realizável. Na verdade, o mercado prevê a sua tendência e prontamente ela se torna um falso consenso".

Lacerda acrescentou que "essa elevação continuada tem impactos negativos sobre a atividade produtiva, os investimentos e o custo de financiamento da dívida pública, além de provocar uma valorização artificial da taxa de câmbio. O resultado disso é a desaceleração do crescimento econômico num país de precisa crescer pelo menos 5% ao ano de forma continuada para gerar emprego e renda."