Embrapa lança programa para beneficiar cadeia produtiva do tomate

15/03/2005 - 8h20

Brasília - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança nesta quarta (16) e quinta-feira (17) em Goiânia o programa de Produção Integrada de Tomate Indústria (PITI). Participarão do projeto o Ministério da Agricultura, as secretarias de Agricultura de Minas Gerais e Goiás, indústrias de processamento de tomate, além das universidades de Brasília e Goiás. Participam ainda do programa a Agênciarural e a Agrodefesa.

O sistema PITI tem como meta viabilizar a organização da cadeia produtiva de tomate para processamento e, em conseqüência, permitir que se obtenha uma produção final diferenciada, de maior qualidade e valor agregado, apta a preencher um nicho no mercado nacional e internacional, onde a rastreabilidade do produto é requerimento para a comercialização.

O projeto será coordenado pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), que pretende lançar as bases técnicas necessárias à implantação desse sistema nos estados de Goiás e Minas Gerais. O lançamento do programa PITI será marcado pela realização do primeiro Curso sobre Produção Integrada de Tomate Indústria, que contará com a participação de pesquisadores, técnicos, representantes do governo, professores, empresários e produtores. Durante o curso, serão instalados o Conselho Consultivo e o Comitê Gestor do Projeto.

Com informações do Ministério da Agricultura.