Presidente da União Africana quer mais parcerias com o Brasil

08/03/2005 - 17h24

Juliana Cézar Nunes
Enviada especial

Adis Abeba (Etiópia) - A aproximação entre Brasil e África tomou novo impulso nesta terça-feira, na capital da Etiópia, com o encontro do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o presidente executivo da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konare.

Konare afirmou que não é mais possível pensar no futuro da África sem selar parcerias com países como o Brasil que, além de ter sido destino da diáspora africana, enfrenta desafios semelhantes aos dos países do continente.

O presidente executivo da União Africana quer que o Brasil seja sede em 2007 do encontro de intelectuais afro-descendentes. Ex-presidente do Mali, Konare também propõe projetos de cooperação que possam trazer para a África a experiência do Brasil em questões como o combate à fome.

Durante o encontro, Celso Amorim renovou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma nova visita de Konare ao Brasil. Amorim revelou ainda que este ano Lula irá visitar pelo menos quatro países africanos.

"Na reunião nós pudemos constatar um enorme campo de cooperação nos planos econômico e técnico. Questões em que nós já vimos cooperando individualmente com outros países, como a Aids, e questões até de organização eleitoral, que tem a ver com a consolidação da democracia na África", avaliou Amorim.