Presidentes da Fiesp e da CNA discutem MP 232 com secretário da Receita

17/02/2005 - 18h14

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Federação das Indústrias (Fiesp), Paulo Skaf, e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Antônio de Sálvio, estão reunidos com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para discutir a Medida Provisória 232, aumenta os impostos para as empresas prestadoras de serviço.

Segundo Skaf, a Fiesp já iniciou gestões no Congresso Nacional com vista a alterações no texto da medida. Ele informou, ao chegar, que a reunião no Ministério da Fazenda seria técnica, não conclusiva, "apenas um dos passos para que o texto seja mudado".

As empresas de serviço tiveram a taxação de imposto de renda elevada de 32% para 40% neste mês. Também estão em questionamento mudanças na base de cálculo da Contribuição sobre Lucro Líquido (CSLL), e do PIS-Pasep; a taxação dos pequenos produtores rurais; a redução dos poderes do Conselho de Contribuintes da Receita Federal e a tributação de vencimentos recebidos no exterior pela variação cambial.

Antônio de Sálvio, por sua vez, disse que, com a MP 232, os pequenos produtores rurais terão sua atividade inviabilizada.