Lula e Severino Cavacanti terão hoje primeiro encontro oficial

17/02/2005 - 11h46

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Imprensa e Divulgação do Palácio do Planalto informou há pouco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá às 17 horas o novo presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PA). Este será o primeiro encontro de Lula com Severino, eleito na última terça-feira em segundo turno, com 300 votos contra 195 votos do candidato oficial, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Severino Cavalcanti lançou candidatura avulsa e foi apoiado pelo conjunto de parlamentares com menor expressão na casa, chamados de baixo clero.

No mesmo dia das eleições, o presidente Lula enviou mensagem aos presidentes eleitos do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, afirmando que as relações entre o governo federal e o Congresso serão "fortalecidas e intensificadas" este ano. A carta foi lida na cerimômia de abertura dos trabalhos legislativos.

Pela manhã, o presidente participa de reunião com onze ministros para discutir novas ações com o objetivo de atenuar os recentes conflitos agrários ocorridos no Pará. Até agora, foram confirmadas quatro mortes relacionadas à questão da terra, entre elas a da missionária norte-americana Dorothy Stang, assassinada na manhã do último sábado em Anapu.

Participam da reunião o vice-presidente, José Alencar, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu e os ministros da Fazenda, Antônio Palocci, da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, da Articulação Política, Aldo Rebelo, da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do Meio Ambiente, Marina Silva, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, além do
ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix.

O presidente Lula também também receberá às 19 horas a Frente Nacional dos Prefeitos, que realiza encontro em Brasília.