PT intensifica campanha para eleger Greenhalg no 1º turno

11/02/2005 - 19h02

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A busca de votos para eleger o candidato oficial do PT à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), no primeiro turno, na eleição da próxima segunda-feira, está se intensificando a três dias do pleito, principalmente entre os aliados e o presidente do partido, José Genoino, iniciou uma série de reuniões com dirigentes dos partidos da base e da oposição para fechar acordos suprapartidários para compor a Mesa Diretora da Casa.

"Temos que ter uma regra e respeitar as indicações das bancadas. É isso que vamos lutar e dialogar. O PT só tem um candidato que é o Luiz Eduardo Greenhalgh", alertou Genoino. Mesmo confiante na vitória do candidato oficial em primeiro turno, Genoino lembra que é preciso ter cautela, pois "caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém", e é preciso trabalhar. muito. "Estamos seguros de que vamos ganhar no primeiro turno. Temos votos para ganhar em primeiro turno", afirmou. Segundo ele, as reuniões com os presidentes de partidos políticos são também para consolidar os votos para eleger Greenhalgh presidente da Casa em primeiro turno.

Genoino informou que até a eleição ele estará mantendo contatos com as direções partidárias, enquanto as lideranças da base e o candidato oficial do PT estarão conversando com as bancadas partidárias e fazendo o corpo-a-corpo com os deputados eleitores. "Vamos trabalhar para ultrapassar os 260 votos e consolidar a vitória em primeiro turno. "Essa é a eleição que tem mais tensão, mais propaganda e temos que cuidar bem do corpo-a-corpo com cada deputado. Eleição a gente tem que ficar atento até o último momento", alertou.

Após reunir-se com o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), José Genoino informou que vai se reunir neste final de semana com o presidente nacional do PSDB, senador Eduardo Azeredo(MG), e com a liderança do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo para discutir uma pareceria institucional também na eleição da Mesa Diretora da Assembléia paulista. "Estamos conversando com o PSDB para discutir uma relação política em que a gente possa ter uma relação de parceria aqui na Mesa Diretora da Câmara e também discutir uma pareceria institucional na Assembléia Legislativa de São Paulo", informou.

Questinado se haveria possibilidade do candidato avulso do PT, Virgilio Guimarães (MG), desistir de concorrer à presidência da Câmara, Genoino disse: "tenho fé, tenho crença, tenho desejo e um sonho: até a hora da votação, o companheiro Virgilio Guimarães possa respeitar a bancada e o partido".