Embrapa apresenta duas potras geradas a partir de um único embrião

11/02/2005 - 20h05

Brasília - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sediada em Brasília, apresentou hoje mais um resultado inédito na área de reprodução animal: o nascimento das duas primeiras potras desenvolvidas a partir da técnica de bipartição de embriões. "Branca" e "Neve" são gêmeas idênticas geradas em úteros distintos. O embrião foi dividido em duas partes iguais, transferidas em seguida para duas éguas receptoras, ou "mães de aluguel".

A técnica de bipartição de embriões permite aumentar o número de descendentes de um animal de alta qualidade com mais rapidez e eficiência. "Essa técnica é especialmente importante para eqüinos, já que não existe hoje um protocolo comercial para indução de ovulações múltiplas nesses animais", explica Rodolfo Rumpf, coordenador das pesquisas de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A bipartição de embriões, acrescenta, pode se tornar uma alternativa viável para aumentar o número de potros por doadora/ano.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa já havia desenvolvido gêmeos idênticos pela técnica de bipartição de embriões de bovinos e caprinos. Essa foi a primeira experiência positiva com eqüinos. "Houve várias tentativas, mas todas sem êxito. Na maioria das vezes, apenas um dos embriões conseguia chegar ao fim da gestação", diz Rumpf. Dessa vez, o pesquisador e sua equipe trabalharam com embriões jovens, o que foi determinante para o nascimento de duas potras saudáveis.

"Branca" nasceu no dia 23 de dezembro e "Neve", no dia 4 de janeiro. Os dois animais estão na Fazenda Experimental da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento