Rodovias de acesso ao Rio têm 141 acidentes com 16 mortos em apenas dois dias

06/02/2005 - 13h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Polícia Rodoviária Federal registrou 141 acidentes, com 50 feridos e 16 mortos, nas rodovias de acesso ao Rio, em apenas 48horas (da meia noite de quinta-feira à meia noite de sábado). A informação foi dada à Agência Brasil pelo chefe da Assessoria de Comunicação da PRF/RJ, inspetor Hélio Dias.

Nos seis dias da Operação Carnaval de 2004, aconteceram 274 acidentes, com 31 feridos e 5 mortos. Somente no final da tarde deste domingo, Hélio Dias terá o resultado dos acidentes nas estradas fluminenses desde a madrugada deste sábado (5) até hoje.

Para o inspetor, a imprudência tem sido a principal causa dos acidentes nas estradas. Ele admitiu que a chuva, que caiu no estado toda a semana até a manhã deste domingo, agravou a situação. "Se a pessoa é prudente, se não faz nenhuma ultrapassagem forçada, não vai derrapar na pista molhada", disse.

Dias reiterou que "não é o piso, não é a chuva, não é a estrada que é culpada. Uma estrada, por mais perigosa que seja, não mata ninguém. Quem se mata é o próprio motorista imprudente".