Rio recebe mais 15% de turistas no carnaval deste ano, diz secretário

06/02/2005 - 12h12

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ricardo de Almeida, disse hoje à Agência Brasil que o carnaval deste ano está registrando um volume expressivo de turistas, entre 600 mil e 700 mil na capital, e mais de 2 milhões em todo o estado, considerando turistas e veranistas.

Segundo ele, isso mostra incremento de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. O secretário destacou que a alta acarreta também aumento na geração de emprego. "Um quarto cheio de hotel para um trabalhador direto gera três empregos indiretos", afirmou.

De acordo com levantamento que está sendo preparado pela Secretaria estadual do Trabalho, a atividade turística na cidade do Rio movimenta mais de 100 mil pessoas diretamente durante o carnaval, revelou Ricardo. Em termos de geração de divisas, o secretário trabalha com números da ordem de US$ 270 milhões no carnaval, na cidade do Rio.

No Estado, a temporada de verão, com foco nos festejos carnavalescos, deve gerar quase US$ 1 bilhão. "Isso mostra a força da atividade turística como gerador de empregos diretos no Brasil e o fato de que o país é vocacionado para o turismo".

O secretário concluiu sinalizando que essa é a principal razão para que o governo, em todos os níveis, continue trabalhando cada vez mais para promover o país, o estado e a cidade do Rio de Janeiro nos mercados nacional e estrangeiro.