Portal da transparência recebe mais de 1,8 mi de acessos

06/02/2005 - 9h07

Débora Barbosa
Da Agência Brasil

Brasília - Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Portal da Transparência, criado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) teve mais de 1,8 milhão de acessos por quase 80 mil visitantes.

O Portal possui cerca de 120 milhões de informações processadas e oferece ao usuário uma linguagem simples. A média de visitas é de 1,2 mil acessos por dia e o objetivo é que o cidadão tenha acesso rápido e fácil do controle dos gastos públicos.

Desde que foi lançado, o Portal da Transparência disponibiliza informações sobre recursos dos programas do governo e do dinheiro repassado diretamente aos cidadãos nos estados e municípios, como por exemplo, no Programa Bolsa Família. Nessa fase inicial, os usuários têm acesso a relação nominal dos beneficiários.

Já na segunda e terceira etapa, previstas para março e junho deste ano, as informações terão maior abrangência. Os usuários terão acesso aos recursos aplicados diretamente pelos órgãos da administração federal e os repassados a entidades da sociedade civil, como as organizações não-governamentais, por exemplo. Além disso, a idéia é disponibilizar informações sobre operações de financiamento de crédito feitas por agências financeiras, como o Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o ministro do Controle e da Transparência, da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, o governo repassa cerca de R$ 70 bilhões todos os anos para os estados e municípios. Segundo ele, a participação do cidadão no controle dos gastos do governo é essencial no combate a corrupção.

"O Portal da Transparência é uma coisa absolutamente inédita na estrutura pública do Brasil. Nós estamos montando no portal o básico de trazer a participação de todas as pessoas para o combate a corrupção", afirma. "Esse é um sentimento de que o cidadão é participante do seu país. Não existe sigilo, não há segredo, não pode haver segredo com o dinheiro público e esse sentimento é uma coisa nova", diz o ministro.

Qualquer cidadão que tenha um computador com acesso a Internet, pode acompanhar a execução dos programas e ações do Governo Federal, sem necessidade de utilizar senha. O endereço para consulta é www.portaldatransparencia.gov.br ou www.portaltrasnparencia.gov.br.