Inmetro fiscaliza preservativos, fantasias e adereços

06/02/2005 - 9h06

Juliana Borre
Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está iniciando, este mês, a Operação Carnaval. É uma campanha realizada anualmente. O Instituto fiscaliza o mercado para identificar preservativos falsos, fantasias e adereços infantis inadequados.

A chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, Márcia Rosa, diz que o consumidor deve sempre estar atento às instruções nas embalagens dos produtos. "Os usuários tem de conferir se na embalagem consta o selo do Inmetro, que garante que o produto passou por testes em laboratório", alerta. "As mães devem conferir também se as indicações de adereços e fantasias são adequadas para a idade das crianças, além disso, adultos devem se atentar para as instruções de uso das camisinhas".

Segundo Rosa, a probabilidade de existir preservativos falsos no mercado é muito pequena. "Houve um período que nós tivemos uma denúncia de algumas camisinhas falsas, mas fomos rápidos e conseguimos apreender um lote de dez mil. Hoje, o produto é rigorosamente controlado pelo Inmetro e pelo Ministério da Saúde. Estamos tendo bastante êxito", afirma

A chefe da fiscalização lembra que é muito difícil diferenciar o preservativo falso do verdadeiro. "As diferenças são muito pequenas. A cor da embalagem é mais clara e o formato do pacote, diferente. Enfim, são detalhes muito pequenos", descreve.

Os consumidores que se sentirem lesados por produtos testados pelo Inmetro podem procurar a instituição pelo site www.ouvidoriainmetro.gov.br ou pelos telefones regionais do órgão.