Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Rio - Com o slogan "Vista-se, use sempre camisinha", a campanha de combate à aids para o carnaval 2005 foi lançada nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, na sede do Cordão do Bola Preta, o mais tradicional bloco de carnaval do Rio. Durante o carnaval serão distribuídos em todo o país 11 milhões de preservativos, dos quais 1,5 milhão somente no Estado do Rio de Janeiro.
Na campanha deste ano, o Ministério da Saúde gastou cerca de R$ 6 milhões em publicidade e na compra dos preservativos adicionais. Mensalmente, o Ministério da Saúde distribui 20 milhões de camisinhas. Neste ano, o público alvo da campanha é a população das classes C, D e E. Segundo o ministro, as estatísticas oficiais mostram que o nível de desinformação sobre a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis ainda é alto nas classes de renda mais baixa.
"Depois do carnaval o tema da campanha vai virar uma espécie de carimbo, um selo único para ser usado em todas as ações de promoção do uso do preservativo feitas pelo Ministério da Saúde e por seus parceiros, como as coordenações estaduais de DST/Aids e as 1.884 ONGs que atuam no combate à epidemia", disse Costa.
Além do Rei Momo carioca, artistas e a drag queen Isabelita dos Patins participaram do lançamento da campanha, que há duas semanas vem sendo veiculada no rádio e na TV. Para Isabelita, todas as pessoas devem estar informadas sobre a aids e as formas de prevenção. "Os adolescentes não acreditam na aids e acham que ela está no poste da esquina. Mas a doença está nos seres humanos. Para mim, a camisinha é a melhor forma de evitar a doença. O preservativo deveria ser distribuído nas escolas também", disse.