Combate ao tráfico de seres humanos é intensificado em Recife

03/02/2005 - 12h40

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O combate ao tráfico de seres humanos será intensificado nesta quinta e sexta-feira (04), no aeroporto internacional dos Guararapes Gilberto Freyre. A iniciativa é resultado da parceria entre o governo de Pernambuco, a prefeitura do Recife e o Instituto Latino Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

O trabalho envolve a participação de 30 voluntários que distribuem aos turistas, no horário de maior fluxo de vôos nacionais e internacionais, panfletos em português e inglês sobre formas de prevenção ao tráfico e locais aptos a receber denúncias.

De acordo com o gerente do programa estadual de prevenção ao tráfico de seres humanos, Ricardo Lins, da secretaria de Defesa Social, mais de 100 mil mulheres são traficadas por ano no Brasil para fins de exploração sexual. Elas são levadas principalmente para países da Europa, como Portugal, Espanha e Alemanha. Segundo ele, os dados estão em uma pesquisa realizada pela Polícia Federal.

"Pernambuco é uma das principais rotas desse tipo de crime que vitima principalmente mulheres e crianças", afirma. Atualmente o estado investiga 77 casos de tráfico de seres humanos, e 40% deles referem-se a mulheres levadas para prostituição com falsas promessas de trabalho. Os outros estão relacionados à remoção de órgãos e trabalho forçado.