BNDES financia exportação de máquinas agrícolas para Venezuela

03/02/2005 - 18h00

Rio, 3/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - Foi aprovada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social a 1ª operação dentro do Acordo Marco firmado com a Venezuela em 2003, visando à integração econômica bilateral, que prevê o apoio do banco às exportações de bens e serviços brasileiros destinados a projetos de interesse daquele país. Segundo o Acordo, o apoio financeiro do BNDES pode chegar a até U$1 bilhão.

A beneficiada é a holding Cotia Trading, que receberá US$19,9 milhões para a exportação de 205 colheitadeiras para o mercado venezuelano, por meio do mecanismo do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos(CCR), pelo qual o Banco Central dos países assume o risco da operação junto aos agentes financiadores.

A informação foi dada hoje, nesta capital, pela assessoria de imprensa do BNDES. O importador das máquinas é o Fondo de Desarollo Agropecuário, Pesquiero, Florestal y Afines (Fondafa), vinculado ao Ministério para o Financiamento do Desenvolvimento da República Bolivariana da Venezuela.