Secretaria de Educação de Pernambuco suspende aulas em 117 escolas particulares de Recife

02/02/2005 - 13h47

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - As atividades pedagógicas do ano letivo de 2005 estão suspensas em 117 escolas particulares da região metropolitana do Recife. A medida foi determinada pela Secretaria estadual de Educação e Cultura, em função da constatação de irregularidades nas instalações físicas e na documentação dessas instituições.

Desde abril do ano passado, as escolas haviam sido alertadas sobre a possibilidade de interdição, caso não atendessem as exigências do Conselho Estadual de Educação até dezembro. Mesmo que regularizem a situação, as instituições fechadas só poderão retomar as atividades em 2006. Existem em Pernambuco 3.100 escolas particulares, com 450 mil estudantes matriculados.

De acordo com a gerente de Monitoramento da Qualidade do Ensino, Terezinha Moraes, as escolas deveriam ter apresentado as plantas dos prédios, elaboradas por profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e aprovadas pela prefeitura; alvarás de funcionamento, além de propostas pedagógicas e certificados de graduação de professores e diretores.