Religiosidade do povo brasileiro é tema do Diálogo Brasil

02/02/2005 - 9h29

Brasília - O Diálogo Brasil desta quarta-feira vai discutir o processo de diversificação religiosa no Brasil. O programa vai ao ar às 22h30 em rede pública de televisão gerada pela TV Nacional.

Serão abordadas questões como a visão histórica da religiosidade do povo brasileiro, sua formação, as mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas e o surgimento e crescimento de novas crenças, igrejas e seitas. Os convidados vão debater também a atração das igrejas pentecostais e evangélicas e a necessidade da população de procurar uma força maior para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Os telespectadores de todo o país poderão enviar perguntas por telefone, fax e e-mail.

Em Brasília, a convidada é a professora de Sociologia da Universidade de Brasília, Deis Siqueira. Na TV Cultura de São Paulo estará o filósofo e professor de Sociologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Jorge Cláudio Ribeiro. Na TVE Brasil, no Rio de Janeiro, participará o secretário executivo do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris), Luiz Alberto Gómez de Souza.

O Diálogo Brasil é uma parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura e a TVE Brasil . É mediado pelo jornalista Florestan Fernandes e tem uma hora de duração. Excepcionalmente o programa será apresentado hoje pelo jornalista Luiz Fara Monteiro.