Lula: Bolsa Família não foi criado para resolver problema salarial

02/02/2005 - 12h46

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, ao participar da cerimônia de entrega de mais de 10 mil cartões do Bolsa Família, em São Paulo, que o programa não foi criado para resolver problema salarial. "Esse não é um programa para resolver o problema salarial das pessoas, mas para ajudar na alimentação básica da sociedade brasileira que não tem acesso às proteínas e calorias necessárias", disse. Dados do governo indicam que o programa está presente em mais de 6,5 milhões de domicílios. A meta é alcançar todas as famílias que têm renda familiar per capita inferior a R$ 100 até o final de 2006.

O presidente voltou a cobrar a contrapartida das famílias que recebem o benefício, como matricular os filhos nas escolas e fazer exames do pré-natal, no caso das mulheres gestantes. Lula disse que o programa pode até ter equívocos, mas que ajuda a parcela mais pobre da população.

"É uma isca para a pessoa pegar um peixe grande, porque o meu desejo é que todo mundo saiba pescar depois. Para que uma senhora coloque o filho na escola, uma jovem grávida faça todos os exames, porque o programa além de dar o dinheiro educa as pessoas", disse.

O comportamento da imprensa, que tem publicado freqüentes denúncias de beneficiários ilegais do Bolsa Família, foi elogiado pelo presidente. Lula afirmou que a imprensa está cumprindo o seu papel ao informar a sociedade e alertar o governo sobre fraudes.

"Queremos que a sociedade fique alerta, porque se uma pessoa conhecer alguém que está recebendo o dinheiro sem o direito de receber é preciso para dar o dinheiro a outra pessoa que precisa mais", afirmou.