Integrantes da SBPC regional de Pernambuco discutem educação superior

02/02/2005 - 10h46

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O anteprojeto de lei da educação superior, que está sendo debatido há 11 meses, será apresentado nesta quarta-feira à tarde pelo secretário de Educação Continuada do Ministério da Educação, André Lázaro, aos participantes da 10ª reunião regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento reúne pesquisadores, cientistas e mais de quatro mil professores da rede pública de ensino dos níveis fundamental e médio.

Um dos focos do debate do anteprojeto é a ampliação do financiamento da educação, partindo do ensino básico até o superior. O MEC pretende criar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação, que vai estabelecer uma remuneração mínima nacional a todos os educadores do ensino básico no país.

De acordo com o professor Ivan Vieira de Melo, secretário regional da SBPC, a idéia do encontro, realizado em convênio com Ministério da Educação, é buscar alternativas que melhorem a qualidade do ensino em todos os níveis de aprendizado. Estão sendo debatidos, entre outros temas, a reforma do ensino básico e universitário, educação à distância e metodologia de ensino.

O encontro será encerrado amanhã (3) à noite com um momento cultural, quando será lançado o bloco carnavalesco da SBPC.